quarta-feira, 23 de outubro de 2013



O quê é tecido muscular?

O tecido muscular, originado do mesoderme, constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação da molécula de ATP.

As células desse tecido são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina  e miosina.

O grau de contração muscular segue, a princípio, dois fatores: o primeiro relacionado à intensidade do estímulo e o segundo à quantidade de fibras estimuladas.

Tipos de tecidos musculares:

Há três tipos de tecidos musculares, cada um com suas particularidades.

- Musculatura lisa: Formada por células mononucleadas com estrias longitudinais. É presente nos órgãos vicerais internos.

- Musculatura estriada esquelética: Formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.

- Musculatura estriada cardíaca: Constitui as células binucleadas do miocárdio, unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células.


Fonte de pesquisa: http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-muscular.htm (Acesso em 23 de outubro de 2013)

2 comentários:

  1. Podemos então assim perceber a importância de cada um dos três tipos de tecido muscular, sendo que cada um deles tem atividades fundamentais para funcionamento do corpo.

    ResponderExcluir
  2. Usamos nossos músculos de forma voluntária (Ex: Ao caminhar) e involuntária (Ex: Batimentos do coração). Podemos ainda citar as principais funções do tecido muscular, que são: Participação na realização de movimentos pelo corpo; Manutenção da postura corporal; Produção de calor; Participação nos movimentos peristálticos.

    ResponderExcluir