quarta-feira, 16 de abril de 2014

Incentivar a educação, é um processo que começa em casa!

Dar uma boa educação aos filhos é um grande desafio. Desde a sua concepção, a criança precisa de cuidado, amor e dedicação. A família é o alicerce para que a formação das crianças e adolescentes seja construída de maneira sólida, isto é, de forma que eles consigam conviver segundo os parâmetros da sociedade (de cultura, regras, respeito, etc). Porem, o que percebemos com frequência hoje é o desgaste da instância familiar, começando pela falta de planejamento na construção das famílias, passando pelos maus-tratos com as crianças, mulheres e idosos, culminado em prisões, mortes, traumas, um desajuste que mexe com o psicológico de todos os envolvidos. Este vídeo mostra a importância da incentivo familiar na educação.


COMENTÁRIO: A educação doméstica parece não ser mais primordial. Os pais ou responsáveis estão deixando cada vez mais nas mãos da escola também esse papel, talvez por displicência ou, quem sabe, por despreparo. O comportamento e o rendimento escolar desses indivíduos sem o acompanhamento sistemático de algum responsável que demonstre interesse por seus estudos e vivência na escola como um todo, pode ficar comprometido. É na família que se estabelecem as primeiras aprendizagens, portanto os exemplos e as práticas utilizadas na educação doméstica influenciam na construção do caráter e personalidade do aluno.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deyk Anne, este vídeo mostra a realidade vivida por muito, pois quando ao ver o filho desenhado ou “riscando” os pais não ajudam ao contrario desestimula deixando esta criança incapaz de desenvolver por completo o seu intelecto.
    A educação e primordial na vida de qualquer pessoa, sem educação ficamos como essas muitas Marias que o vídeo mostrou, não é errado casar e cuidar de casa, porem para elas não foi dada a oportunidade de melhorar, de seguir por outro caminho.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida a educação começa no seio da família,em sala de aula as crianças é o reflexo do bom convívio e exemplos recebidos em casa.Temos que incentivar e auxiliar na aprendizagem mas,nunca fazer por eles.
    Vídeo belíssimo:Vida Maria
    Vídeo inspirador,não temos noção de como o tempo passa rápido,de como a falta de incentivo á educação é capaz de mudar uma vida,uma não,várias vidas.
    Assistam!!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Deyk, a educação começa em casa sim. Começando a pontuar no fato que a criança passa mais tempo em casa na companhia dos pais, irmãos e parentes do que no ambiente escolar. Pena que muitas vezes os professores sejam obrigados a realizar o papel de pais no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  5. Olha DEYK ANNE CALIXTO, acontece que na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores. Dessa forma, cada instituição escolar deve buscar um jeito próprio de caminhar, de ver o educando, e de transmitir-lhe seus costumes e seus valores, daí a necessidade de adequar-se à filosofia da escola. E com relação ao vídeo vida Maria expressa a cultura de alguns lugares do Brasil onde a educação não é vista como uma ponte que liga as oportunidades, pois a realidade sócio econômica e cultural não permite atribuir valores a educação.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos vídeos que tenho um verdadeiro carinho, pois retrata a história da educação no interior do Ceará, onde as famílias acha que as filhas mulheres são somente para casar e procriar, neste vídeo a mãe passa para filha que passa para neta que estudar é perda de tempo, que as mulheres têm outras funções primordiais.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo o Sonho Impossível, retrata a histórias das famílias brasileiras, onde a mulher é responsável, por trabalhar fora, cuidar dos filhos e da casa, função atribuída somente às mulheres, no final do vídeo há uma mudança de postura dos personagens, pois todos se tornam responsável pelos cuidados domésticos bem como zelar pelos bens de todos.

    ResponderExcluir